HUMANIZAÇÃO DO CAMPUS DA UVV - MARATONA TECNOLÓGICA
![]() | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() |
Projeto desenvolvido em um concurso de projetos para a Maratona Tecnológica da UVV (2016)
O programa da Maratona envolvia desenvolver a humanização do campus Boa Vista da Universidade. O projeto deveria ser desenvolvido em grupo formado por 15 à 20 membros de diferentes períodos e até cursos. Podendo escolher diferentes áreas pré-estipuladas pelo edital da Inovatech, a área escolhida foi a Praça da Bandeira.
O local foi escolhido devido a já utilização desse espaço pelos alunos como área de vivência, mesmo sendo totalmente carente de infraestrutura e conforto térmico.
O conceito do projeto envolve sustentabilidade e facilidade de execução. Os pallets foram idealizados pela facilidade de execução, disponibilidade de material na região e baixo custo. Proporcionando um ambiente descontraído onde os alunos pudessem descansar, estudar, lanchar e interagir com os colegas.
Como produto final também foi exigido um vídeo de até 5 minutos que resumisse conceito, partido, entrevistas com usuários, processo de criação e produto final do projeto.
Ferramentas utilizadas para realizar o projeto:
SketchUp (plantas, cortes e volumetria);
Visualizer (renderização dos cortes);
Lumion (renderização em imagens e vídeo).
Autores do Projeto: Paloma Matos, Carolina Colen, Diego Possebão, Gabriella Bianchi, Giulia Zocca, Isabelle Vitalli, Izabelle Dias, Juliana Moreira, Júlia Oliveira, Lívia Do Val, Milena Bastos, Paloma Matos, Robson Gualandi, Suzany Rangel, Tayná Mozine, Vinícius Soares e Yanka Martins.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA - A ESCOLA DE CHICAGO E AS SUAS FORMULAÇÕES SOBRE INSEGURANÇA E ESPAÇO URBANO
A pesquisa está inserida no projeto de pesquisa institucional coordenado pela Profa. Michelly Ramos de Angelo, intitulada “Insegurança nas cidades: estudo sobre teorias e experiências relacionadas ao desenho urbano”, desenvolvida no Mestrado Profissional em Segurança Pública, da Universidade Vila Velha – UVV.
A pesquisa parte da questão de como o urbanismo tem estimulado o isolamento social e agravado a sensação de insegurança.
Tem como objetivo compreender ideias e teorias desenvolvidas pela Escola de Chicago à respeito do processo de urbanização e o aumento da violência urbana, contextualizando historicamente, culturalmente e socialmente essas teorias. Além de entender e relacionar teorias dessa Escola com o cenário atual da cidade. Foram levantadas informações de artigos, resenhas e livros que explicam ou relacionam as pesquisas e métodos utilizados pela Escola de Chicago.
A pesquisa levanta o polêmico tema em debate da violência urbana, especificamente em relação as ações na escala urbana que podem minimizar a criminalidade e a insegurança. O debate e os estudos realizados pela Escola de Chicago abriram portas e muito influenciaram as futuras gerações pensadoras das cidades e seu modo de vida.
